top of page
Foto do escritorradiomeioambiente

Milhares de pessoas abandonam Califórnia e Los Angeles por incêndio...


Mais de 700 bombeiros combatem vários incêndios no estado norte-americano da Califórnia. O fogo apelidado de Maria, que começou nesta quinta-feira no condado de Ventura, devorou já mais de 3200 hectares e ameaçou várias localidades. Cerca de 7500 pessoas tiveram de abandonar as suas casas. O inferno começou no alto da cordilheira, à medida que as chamas caíam lentamente e "nos davam tempo de entrar nas comunidades e iniciar nossas evacuações", disse John McNeil com o corpo de bombeiros na quinta-feira.

As autoridades tinham deixado o aviso de que os incêndios na Califórnia iriam piorar e assim aconteceu.

Os famosos 'ventos de Santa Ana' vieram descontrolar as chamas e tornar o trabalho dos bombeiros ainda mais difícil.



Foi relatado por volta das 18h30 na quinta-feira no topo de South Mountain, no condado de Ventura, uma área cercada por torres de transmissão de celulares.

Pelo menos uma estrutura foi vista totalmente consumida pelas chamas perto da Avenida La Loma e da East Center Road. O capitão Steve Kauffman, do Ventura County Fire, disse que duas estruturas foram destruídas.

Na sexta-feira à tarde, as maiores preocupações dos bombeiros eram focos de calor e ventos mudando de direção.

"Estamos descobrindo que os ventos estão começando a mudar e que apresenta seus próprios desafios", disse o chefe dos bombeiros do condado de Ventura, Mark Lorenzen.





Além das dificuldades atmosféricas, o xerife do condado de Ventura contou que "os esforços de combate aéreo a incêndios foram dificultados por alguém a pilotar um sistema aéreo não tripulado na área." Bill Ayub referiu que o drone parecia estar a fotografar as chamas e que "isso criou uma situação bastante perigosa. Não só é ilegal, como também dificulta os esforços de combate aos incêndios".

Nas últimas semanas, as chamas têm devastado parte da Califórnia. Pelo menos seis habitações foram destruídas. O Governador, Gavin Newsom, declarou o estado de emergência de modo a garantir fundos de assistência para combate aos incêndios.

SANTA PAULA / MARIA FIRE: Um incêndio em movimento rápido começou perto de Santa Paula, no condado de Ventura, na noite de quinta-feira e explodiu rapidamente para quase 4.000 acres, pois ameaçava milhares de casas na área. >> Clique aqui para a história completa .


SAN BERNARDINO / INCÊNDIO DO MONTE: Um incêndio intenso eclodiu em San Bernardino no início da manhã de quinta-feira e se espalhou por mais de 200 acres com ventos carregando as chamas. Várias casas foram vistas danificadas.

JURUPA VALLEY / 46 FOGO:Um incêndio de pincel eclodiu no Vale Jurupa no início da manhã de quinta-feira, provocando evacuações, que foram levantadas mais tarde, quando o incêndio rapidamente cresceu para 360 acres.

SIMI VALLEY / EASY FIRE: Um rápido incêndio na vegetação explodiu nas encostas acima de Simi Valley, perto da Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, em meio a condições extremas de bandeira vermelha, levando a ordens de evacuação e o fechamento de escolas, quando explodiu em mais de 1.400 acres. É 5 por cento contido.

JURUPA VALLEY / HILL FIRE: Um incêndio de grama eclodiu perto da 60 Freeway na Pedley Rd. por volta das 10 horas de quarta-feira. Com ventos fortes, o incêndio se espalhou rapidamente, levando a evacuações obrigatórias para o Mobile Home Park de Santiago Estates e o Mobile Home Park de Bravo Estates.

GETTY FIRE: O incêndio explodiu em uma colina por volta de 1h30 da segunda-feira, adjacente à 405 Freeway na Getty Center Drive, perto do museu Getty Center. Queimou 745 acres na sexta-feira, quando todas as evacuações obrigatórias foram levantadas.

Milhões de pessoas continuam sem eletricidade, depois das distribuidoras decidirem cortar a energia para que não houvesse novos focos de incêndio, provocados pela corrente elétrica. A eletricidade de mais de 500 mil residências e empresas foi cortada nesta quarta-feira na Califórnia conforme a Pacific Gas and Electric Co impôs um apagão planejado de escala sem precedentes para reduzir riscos de incêndios florestais gerados por fortes ventos e clima quente e seco.  Uma segunda fase do "apagão de energia para segurança pública" estava marcada para começar meio-dia (horário local), estendendo cortes para outros 234 mil clientes, segundo a distribuidora de energia. A empresa também considera uma terceira fase para mais 42 mil residências e empresas.  Os cortes foram planejados para comunidades em 34 dos 58 condados do Estado, todos em áreas de serviço da empresa...

Um centro de evacuação foi estabelecido no Centro Comunitário de Camarillo, na 1605 Burnley Street.

Pequenos animais estavam sendo aceitos no Camarillo Animal Shelter na 600 Aviation Dr. Animais grandes estavam sendo aceitos no Ventura County Fairground em 10 W. Harbor Blvd. e Earl Warren Showground na 3400 Calle Real em Santa Barbara.

Também foram realizados fechamentos de estradas para as seguintes áreas:

-South Mountain Road entre a 12th Street e Balcom Canyon -Berylwood Rd. na Aggen Rd. -West La Loma Rd. entre Center Rd e Walnut Ave. -Preço Rd. na E. Los Angeles Ave (Rodovia 118) -Clubhouse Drive na E. Los Angeles Ave. (Rodovia 118)

A zona de evacuação obrigatória inclui a Rodovia 126 como o limite norte, a Los Angeles Avenue como o limite oeste, a Balcom Canyon Road como o limite leste e a Rodovia 118 como o limite sul. As evacuações obrigatórias foram suspensas na noite de sexta-feira para todas as áreas a leste da Bradley Canyon Road, a oeste da Balcom Canyon Road e ao norte da 118 Freeway.


Foram evacuados bairros inteiros, incluindo no centro de Los Angeles, devido ao Incêndio 'Getty'. A situação mais crítica é o incêndio "Kinkade", no Condado de Sonoma. O fogo lavra há seis dias consecutivos, já consumiu 60 casas e 76 mil hectares.

O "The Weather Channel", o canal de meteorologia mundial, partilhou uma imagem digital onde se vê, a vermelho, os incêndios mais críticos do estado californiano, o de 'Kincave', em Sonoma e o Incêndio 'Getty', perto de Los Angeles. Na imagem pode ver-se também, a azul, a movimentação provocada pelos 'ventos de Santa Ana'.

Na legenda, o "The Weather Channel" escreve: "Os fortes ventos de Santa Ana estão a desenvolver-se esta manhã no sul da Califórnia, criando uma situação perigosa de incêndio."

"Ventos de Santa Ana", o que são?

São correntes de ar, descendentes e extremamente secas que se originam no interior do estado da Califórnia e afetam o litoral sul do estado e o norte do estado mexicano Baixa Califórnia.

Os "ventos de Santa Ana" são criados em massas de ar de alta pressão. São conhecidos pelo clima quente e seco que trazem no Outono, mas também podem surgir durante outras épocas, como na Primavera ou no Verão. Como são responsáveis por níveis de humidade muito baixos e massas de ar quente, podem criar condições críticas de clima de incêndio. Há quem lhe chame "ventos do diabo".

Eis como atuam:


As chamas continuam a pôr em perigo a vida de milhares de pessoas em Los Angeles, na Califórnia, nos EUA.

O fogo indomável que já consumiu centenas de edifícios e 200 hectares de floresta está agora a chegar à cidade. Em risco, perto da linha do fogo, estão 80 mil casas.

Esta segunda-feira à noite, a zona de Brentwood, área onde vivem muitos famosos, teve de ser evacuada.

As imagens de satélite mostram a dimensão dos incêndios que invadem o estado californiano. Por precaução, a eletricidade foi cortada durante dias em 980 mil casas. Entretanto, vai ser aberta uma investigação formal sobre a legalidade desta medida.

O vento forte tem sido inimigo no combate ao fogo e os especialistas alertam: A situação pode piorar esta terça-feira.

Sexta-feira, 1 de novembro de 2019 18:36

LOS ANGELES (KABC) - Os incêndios continuaram a devastar o sul da Califórnia e milhares foram forçados a evacuar depois que vários incêndios com pincel explodiram em Southland na quinta-feira.


Depoimentos de artistas famosos

Arnold Schwarzenegger, ator e ex-governador do estado da Califórnia, contou pelo Twitter o momento em que foi obrigado a sair da própria casa, e incentivou a todos a cooperarem com as autoridades.

"Deixamos a nossa casa com segurança às 3:30 da manhã. Se estiver numa zona de evacuação, não brinque. Saia. Neste momento sou grato pelos melhores bombeiros do mundo, os verdadeiros heróis da ação que se arriscam a proteger os seus companheiros californianos.", escreveu.


LeBron James também foi obrigado a deixar tudo para trás. No Twitter, a estrela da NBA escreveu que procurava quartos para ele a para a família e que não estava a ter "sorte" com a procura.

"Estes fogos de LA não são brincadeira. Tive que sair de emergência da minha casa e tenho andado de carro com minha família a procurar quartos. Sem sorte até agora!", escreveu Lebron James.


As chamas continuam a pôr em perigo a vida de milhares de pessoas em Los Angeles, na Califórnia, nos EUA.

O fogo indomável que já consumiu centenas de edifícios e 200 hectares de floresta está agora a chegar à cidade. Em risco, perto da linha do fogo, estão 80 mil casas.

Esta segunda-feira à noite, a zona de Brentwood, área onde vivem muitos famosos, teve de ser evacuada.

Arnold Schwarzenegger, ator e ex-governador do estado da Califórnia, contou pelo Twitter o momento em que foi obrigado a sair da própria casa, e incentivou a todos a cooperarem com as autoridades.

"Deixamos a nossa casa com segurança às 3:30 da manhã. Se estiver numa zona de evacuação, não brinque. Saia. Neste momento sou grato pelos melhores bombeiros do mundo, os verdadeiros heróis da ação que se arriscam a proteger os seus companheiros californianos.", escreveu.

- Veja mais em https://www.bol.uol.com.br/noticias/2019/10/09/distribuidora-de-energia-corta-eletricidade-de-milhoes-na-california-conforme-riscos-de-incendios-florestais-aumentam.htm?cmpid=copiaecola

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page